Resumo do livro A Droga da Obediência; veja moral e desfecho da história

Resumo do livro A Droga da Obediência; veja moral e desfecho da história

O resumo do livro A Droga da Obediência é uma obra escrita por Pedro Bandeira, um dos maiores escritores de infanto-juvenis do Brasil. Publicada no ano de 1984, a história se passa no Colégio Elite, localizado na capital de São Paulo. Hoje, o Escritora de Sucesso traz os principais eventos do maior destaque da carreira de Bandeira.

Resumo do livro A Droga da Obediência

A história do livro A Droga da Obediência acompanha personagens adolescentes que estudam no Colégio Elite, o melhor da cidade de São Paulo. Em certa ocasião, sequestros começam a ser denunciados toda semana, e três alunos começam a desaparecer da instituição nesse meio tempo.

Quando isso chega no Colégio Elite, Miguel chama Calu, Magrí e Crânio para investigar esses acontecimentos. Para conseguir desvendar esse mistério, o grupo se reúne em um esconderijo que ficava no vestiário da escola.

O grupo de detetives, que são chamados de “Os Karas”, chegam no primeiro caso. No entanto, um menino chamado Chumbinho começa a fazer chantagens, uma vez que sabia sobre todos aqueles planos.

Assim que recebem a ameaça de Chumbinho, o grupo decide chamá-lo para fazer parte daquele segredo. O líder Miguel, então, oferece uma tarefa simples ao garoto, a fim de mantê-lo ocupado enquanto o resto do grupo desvenda os sequestros.

Contudo, os personagens não faziam ideia que Chumbinho se tornaria uma vítima de um dos sequestros. Após o ocorrido, o grupo se sente culpado e se empenham ainda mais para descobrir o que havia por trás daquilo.

Depois de muito trabalhar, eles descobrem uma organização criminosa, liderada pelo Doutor Q.I, chamada de Pain Control. O líder em questão, era um cientista que tinha um plano de dominar o mundo.

Com isso, o grupo entende que o objetivo da organização era controlar a humanidade, através de uma “droga da obediência”, uma substância que gerava submissão completa, sendo bastante perigosa.

Desse modo, os personagens chegam à conclusão de que os sequestros faziam parte da organização, que pegava os alunos para, posteriormente, usá-los como cobaias no plano do Doutor Q.I.

Mesmo preso no laboratório do cientista maluco, Chumbinho conseguiu se comunicar com o seu grupo, oferecendo pistas importantes durante o processo. Entretanto, um pequeno erro fez com que todos eles ficassem dependentes da droga da obediência.

Veja também: Resumo do livro Meu Pé de Laranja Lima por capítulo

O que Chumbinho escreveu no banheiro

Assim que Chumbinho descobre o fornecedor da droga da obediência, o menino se tranca no banheiro para usar a substância e, nessa oportunidade, deixa uma mensagem escrita com fezes em código morse.

Depois que Dona Rosa chega para limpar a sujeira, ela acaba sendo hipnotizada por Crânio, que fez isso para que a moça recordasse da mensagem escrita por Chumbinho no banheiro.

O que acontece no final do livro A Droga da Obediência

No final da história do livro A Droga da Obediência, Os Karas desvendam todo o mistério dos sequestros, juntamente à polícia e ao Detetive Andrade.

Juntos, eles conseguem capturar o Doutor Q.I. e acabar com os experimentos ilegais nos laboratórios da organização criminosa.

Qual era o objetivo da droga da obediência

A droga da obediência, substância manipulada pelo Doutor Q.I, era extremamente perigosa e fazia com que seus usuários ficassem submissos e fiéis a um único líder. Nesse caso, o cientista tinha o desejo de dominar toda a humanidade e, por conta disso, começou a sequestrar adolescentes para fazê-los de cobaias em seu laboratório.

Quem era o Doutor Q.I

O Doutor Q.I, posteriormente Diretor Cardoso, era um cientista maluco responsável pelos sequestros ocorridos nas escolas de São Paulo. Nos seus experimentos malignos, ele usava os adolescentes como cobaias, fazendo-os ingerir a droga da obediência.

Doutor Q.I utilizava Márius Caspérides como informante do desenvolvimento e do processo de utilização da droga. Para que isso fosse possível, o cientista liderava o prédio conhecido como Pain Control, onde os empregados se comunicavam com ele por meio de um monitor.

Logo depois de Caspérides se revoltar contra o Doutor Q.I, ele acaba oferecendo ajuda aos detetives do grupo “Os Karas” e, com isso, todo o plano do cientista é descoberto por Miguel.

Qual a principal mensagem do livro A Droga da Obediência

A mensagem que o livro A Droga da Obediência quer passar aos leitores é que obediência e inocência não são valores que devem ser preservados na vida de uma pessoa.

Em certo momento do livro, o protagonista do livro destaca que só a desobediência consegue transformar o mundo e que a obediência serve apenas para perpetuar os mesmos erros de sempre.

Durante a história também percebemos o grande valor da amizade, que se faz presente em todo o trajeto dos personagens principais, que inclusive oferecem ajuda a Chumbinho, um novo membro do grupo de detetives que descobriu todos os planos e o esconderijo secreto de “Os Karas”.

Conheça o autor Pedro Bandeira

Pedro Bandeira é um autor brasileiro de obras voltadas para o público infanto-juvenil. O seu livro mais famoso é “A Droga da Obediência”, que foi publicado no ano de 1984, do gênero de suspense e aventura.

Pedro Bandeira nasceu em Santos, no estado de São Paulo, em 1942. No primário, o escritor estudou no Grupo Escolar Visconde de São Leopoldo e, posteriormente, foi para o Instituto de Educação Canadá para cursar o ginasial. Foi no ano de 1958, então, que Bandeira começou a frequentar um teatro amador.

Além de “A Droga da Obediência”, há outras obras de destaque na carreira do escritor:

  • A Hora da Verdade;
  • A Onça e o Saci;
  • Alice no País da Mentira;
  • A Menina Danadinha;
  • Agora Estou Sozinha;
  • A Droga do Amor;
  • Aqueles Olhos Verdes;
  • As Cores de Laurinha;
  • A Contadora de Histórias;
  • Brincadeira Mortal;
  • Anjo da Morte;
  • A Marca de uma Lágrima;
  • Amor Impossível, Possível Amor;
  • A Eleição da Criançada;
  • As Cores de Laurinha.

Todos os livros são direcionados ao infanto-juvenil, mas todos eles também podem agradar adultos que apreciam uma boa história de Pedro Bandeira.

Veja também: Resumo do livro Alice no País da Mentira, Por capítulos

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Um comentário em “Resumo do livro A Droga da Obediência; veja moral e desfecho da história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *