Resumo do filme Tempos Modernos

Resumo do filme Tempos Modernos

O resumo do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, acompanha a história de Carlitos, também interpretado pelo diretor. Ao longo dos anos, essa produção foi se tornando um grande clássico do cinema, além da mensagem transmitida pela obra ser usada de exemplo até nos dias de hoje. A seguir, confira todas as informações sobre o filme no Escritora de Sucesso.

Resumo do filme Tempos Modernos

O filme Tempos Modernos mostra a vida de Carlitos, um trabalhador comum que está tentando se adaptar às inovações tecnológicas do novo mundo. A obra faz um grande referencial a Grande Depressão e todas as consequências que foram aparecendo a partir dela.

A narrativa começa mostrando Carlitos trabalhando em uma fábrica. No filme, podemos ver que seu trabalho é bastante cansativo e sem grandes novidades. Dentro do estabelecimento, a função do personagem era cuidar dos parafusos e rosqueá-los.

Carlitos não consegue se acostumar com o dia a dia do trabalho. No entanto, seu chefe sempre aparece em cena para cobri-lo, esperando que o funcionário seja produtivo e empenhado nas tarefas.

A obra consegue retratar uma das maiores consequências da Grande Depressão: a exploração dos trabalhadores e a vontade de lucrar cada vez mais das empresas, que desenvolvia suas máquinas para que o tempo de produção fosse curto e proveitoso.

Quem já teve contato com o assunto, vai perceber que no filme também são retratados dois grandes movimentos do capitalismo: o taylorismo e o fordismo. Dentro desses meios de produção, os funcionários da indústria eram responsáveis por realizar uma única tarefa, o que aumentava o lucro dos donos de empresas.

Tudo isso é tratado de uma forma engraçada, assim como acontece em todas as produções de Charles Chaplin. Apesar de ser hilário, o filme não deixa de passar sua mensagem de forma clara e objetiva ao espectador.

Veja também: Resumo do filme Auto da Compadecida; veja moral do filme e crítica social

O que acontece no filme Tempos Modernos

Depois de introduzir a rotina de Carlitos, o filme nos traz uma cena em que o personagem principal é levado para testar uma nova ferramenta de alimentação, criada especialmente para os funcionários.

Segundo o chefe, aquela invenção iria facilitar o horário de almoço de todos os operários da fábrica. No entanto, essa máquina foi feita para que eles continuassem exercendo suas funções, mesmo no momento de intervalo.

Em outra cena que acontece no local de trabalho, Carlitos acaba sendo engolido por uma máquina e entra no meio das engrenagens. Depois, o personagem tem uma crise nervosa, sendo mandado embora logo em seguida.

Dessa forma, para demonstrar sua insatisfação com o ocorrido, Carlitos entra em um protesto na rua e é reprimido pelas forças policiais. Logo depois de ser preso, ele acaba ingerindo drogas sem querer. Apesar disso, o personagem é liberado.

Então, Carlitos vai a procura de outro emprego e consegue uma vaga para ser segurança de uma loja. No entanto, não teve muito sucesso e acabou sendo demitido outra vez.

Certo momento, Carlitos conhece uma jovem chamada Ellen, que também não tinha emprego e roubava comida para conseguir viver. Eles se apaixonam, mas logo depois Carlitos volta para a prisão.

Quando conseguiu sair, ele encontrou Ellen novamente, que agora trabalhava em uma cafeteria, no cargo de dançarina. Para ajudar o amado, a jovem consegue um emprego como garçom para Carlitos.

Porém, tudo acaba quando a jovem passa a ser procurada pela polícia, por cometer o crime de vadiagem. Assim, Carlitos e Ellen se juntam para buscar melhores condições de trabalho, com o objetivo de mudar totalmente de vida.

Qual é a cena de maior impacto no filme Tempos Modernos

Durante o filme, existem diversas cenas que podem estimular o pensamento crítico dos espectadores.

Uma das cenas que mais impressionam acontece em uma linha de montagem da fábrica em que Carlitos trabalha. Nela, o personagem se esforça para conseguir acompanhar a correia transportadora, que corre mais do que os olhos conseguem ver.

Qual é a conclusão do filme Tempos Modernos

Existem diversas críticas que são abordadas no filme Tempos Modernos e que podem ser estudadas e analisadas ao longo da obra.

Uma das maiores críticas se refere a forma como as indústrias tratam seus próprios funcionários. Dentro da fábrica em que Carlitos trabalha, nada importa aos patrões a não ser o produto final obtido pelos trabalhadores e pelas máquinas.

Quando eles adotam esse pensamento egoísta e desumano, acabam fazendo de tudo para alcançar o objetivo da empresa: produzir e lucrar. Para os chefes, não importava a saúde corporal e mental de seus funcionários, contanto que tudo estivesse funcionando dentro da indústria.

Outra crítica abordada no filme é a repressão praticada pela polícia local. Assim que Carlitos resolve participar de um protesto, ele é preso e submetido a um tratamento bastante rígido.

Desse modo, os operários não têm o direito de reclamar das condições de trabalho, além de ter que obedecer todas as ordens de seus patrões.

Conheça Charles Chaplin

Charles Chaplin nasceu no ano de 1889 e foi um diretor, produtor, ator e dançarino inglês. Conhecido por suas comédias do gênero “pastelão”, o artista foi a maior referência do cinema mudo na história.

Um dos personagens que mais marcou a carreira de Chaplin foi “O Vagabundo”, que se vestia com roupas largas e desgastadas. Além disso, as maiores referências desse ícone são um chapéu, um bigode nada discreto e uma bengala.

Apesar de ser conhecido pelas obras do cinema mudo, Chaplin produziu “O Grande Ditador”, de 1940, sendo seu primeiro filme falado. A obra utiliza do gênero comédia para satirizar o fascismo e o nazismo, movimentos políticos que marcaram aquela época.

A produção cinematográfica foi agraciada com cinco indicações no Oscar de 1941, nas seguintes categorias: Melhor Filme; Melhor Roteiro Original; Melhor Ator; Melhor Ator Coadjuvante; e Melhor Trilha Sonora.

Charles Chaplin costumava fazer duras críticas através de seus roteiros hilários e de sua atuação excêntrica. Alguns dos filmes que marcaram sua carreira são:

  • O Vagabundo (1915);
  • Vida de Cachorro (1918);
  • O Garoto (1921);
  • Em Busca do Ouro (1925);
  • Tempos Modernos (1936);
  • O Grande Ditador (1940);
  • Um Rei em Nova Iorque (1957).

Veja também: Resumo do filme Mãos Talentosas; veja a mensagem principal

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *