Encima junto ou separado: como escrever do jeito certo
Saiba como usar encima junto ou separado nos contextos certos e acabe de vez com a sua dúvida. Afinal, na fala eles são iguais, mas na escrita apresentam sentidos distintos. O Escritora de Sucesso compartilhou as informações sobre o assunto, a seguir.
Qual é correto: encima junto ou separado?
Esse é mais um exemplo de palavras homófonas, ou seja, que têm a pronúncia igual, mas a escrita e o sentido são diferentes. Assim, causam confusão mesmo e não são as únicas, já que há dúvida também em:
- Senão;
- De repente;
- Autoestima.
Portanto, é importante saber que encima existe mesmo na nossa língua. Mas quando você escreve junto e com a letra n (encima) ela é uma forma que vem de encimar. Ele significa que alguém está colocando algo acima de outro objeto ou pode ter um sentido mais abstrato:
É importante que eu o encime, já que ele fez um bom trabalho (subir na carreira);
Laura, encimava o celular quando ele caiu e quebrou.
Em cima: valor de advérbio
Já o em cima é tem valor adverbial, locução, que significa que existe um objeto sobre algum outro. Assim, ela deve ser escrita na forma separada sempre que você tiver intenção de dizer onde está ou deve ficar algum objeto. Por exemplo:
- Esqueci a chave em cima da geladeira;
- A bola caiu em cima da casa da vizinha;
- Deixei meus óculos em cima da estante;
- O notebook está em cima da cama.
Outros casos de encima junto ou separado
Como você viu, a preposição de sempre finaliza a locução quando se escreve separado. Mas existem também algumas construções que são muito populares na nossa língua e que também devem aparecer separadas. Por exemplo:
- Nós estamos em cima do muro (indecisão);
- Estavam dando em cima de todos na festa (flertar);
- A supervisão estava em cima o tempo todo (pressionar).
Encima junto ou separado? Agora você já sabe
Até aqui você viu que a resposta é que depende. Mas a forma verbal tem pouco uso no dia a dia, então a confusão maior é com a locução. Portanto, use encima junto ou separado nas situações certas e melhore a sua comunicação escrita.
Veja também: Como escrever uma crônica: Narrativa, Humorística e Dicas