Resumo do livro Extraordinário COMPLETO
O Extraordinário livro resumo aborda uma história que à primeira vista você deve achar que apenas te apresentará um garoto que lhe contará sobre sua vida e como é seu convívio em uma sociedade preconceituosa e cheia de exclusão social. Essa obra é aquela que nos ensina que realmente a aparência é algo supérfluo.
E ainda, que pessoas diferentes, sejam elas com qualquer tipo de deficiência e/ou doença pode nos ensinar e enxergar a vida de outras formas. O Escritora de Sucesso traz um resumo, o que nos faz refletir sobre assuntos importantes como, por exemplo, empatia, diferenças, preconceito e bullying.
Resumo do livro Extraordinário: Conheça a história
August Pullman, ou Auggie como foi apelidado carinhosamente, é um garoto de 10 anos que nasceu com uma doença generativa rara chamada Treacher Collins que atinge os ossos do rosto fazendo com que os olhos fiquem caídos, as orelhas mais baixas ou não se desenvolverem e sua a mandíbula ficar descentralizada. Apesar de ser fisicamente diferente das outras pessoas, Auggie é uma criança como qualquer outra.
Devido à sua condição que fez com que ele fizesse diversas cirurgias ao decorrer dos anos, Auggie acabou sendo impossibilitado de frequentar a escola, então seus pais temendo que o filho sofresse com comentários preconceituosos, decidiram que por um tempo ele seria ensinado em casa, tarefa que sua mãe decidiu fazer mesmo não tendo formação para isso.
Entretanto, quando Auggie chegou ao seu décimo aniversário, seus pais decidem que ele poderia ir à escola, por precisar aprender além daquilo que sua mãe seria capaz de lhe ensinar estando em casa. Contudo, como toda criança é difícil ser novo em uma escola e para Auggie era tudo extremamente novo. Ele nunca havia estado em uma, nunca conviveu com crianças de sua idade e ele sabia que todos iriam olhar para ele diariamente.
Apesar disso, Auggie aceita mais esse desafio que lhe é dado, além daquele que vencia todos os dias. E mesmo sofrendo preconceito e bullying, ele estava disposto a mostrar as pessoas que ele era como todos os outros e que ser diferente fisicamente não significava que ele não podia fazer amigos, se divertir e ser feliz.
Obstáculos que Auggie enfrentou
Ao mesmo tempo vemos também como as crianças podem ser cruéis umas com as outras, uma realidade que muitas vezes não demonstram apenas por se tratar de crianças. O que nos faz pensar que muitas vezes as atitudes dessas crianças umas com as outras se deve a sua criação e a atenção dos pais. Mas nem sempre uma criança ser maldosa significa que os pais não a eduquem ou não dão amor, há sempre um porquê daquela criança ser assim.
Entretanto, o livro nos apresenta que a criança que tem tais atitudes com Auggie, é daquela porcentagem em que os pais passam a mão na cabeça. E infelizmente isso é algo muito recorrente em nosso mundo hoje em dia.
Em alguns momentos do livro, mesmo sendo narrada uma grande parte pelo próprio Auggie, que é assim que conhecemos a realidade desse personagem e o quanto ela é difícil para uma criança que desde sempre precisa lidar em ser observada pelas pessoas, a história também tem narração dos pais, irmã e amigos que contam como é conviver com um menino como ele.
Nesse meio tempo em que há a narração dos personagens, conhecemos Olivia que é a irmã mais velha de Auggie. Ela é uma garota compreensiva, que entende que o irmão precisa de uma atenção maior, só que isso acaba tornando-a uma garota fechada, o que pode ser espantoso para algumas pessoas ver uma adolescente não sendo revoltada, e uma garota que queria um pouco da atenção dos pais de vez em quando.
Dessa forma, com uma escrita leve e fluída, “Extraordinário” nos faz mergulhar na leitura e nos envolver na história e sentir os sentimentos dos personagens quando estão narrando. É um livro que com certeza desperta ainda mais o amor ao próximo, seja ele como for.
Alguns temas abordados no Extraordinário livro resumo
Como você pôde perceber neste resumo do livro Extraordinário, a história trata de vários assuntos importantes. Então, a seguir vamos explicar melhor sobre eles.
Bullying
Prática que geralmente consiste em uma violência como agressões verbais e psicológicas, também podem chegar a agressões físicas. O bullying é uma forma de intimidar, humilhar e traumatizar uma pessoa por muitas vezes ela ter uma condição física/mental.
Dessa forma, muitas vezes o bullying acontece na escola quando uma pessoa individual ou grupo, que tem uma aceitação maior acaba sentindo no direito de ditar algumas regras. Como, por exemplo, estar de acordo com padrões estipulado na grande maior parte da sociedade, seja ele financeiramente ou de beleza.
Por esse motivo, as pessoas que não se encaixam se tornam motivos de piadinhas, apelidos e excluídos pelos demais. Sendo assim, as vítimas dessa prática acabam sofrendo com o passar dos anos. Além disso, muitas vezes fazem-nas ficarem isoladas socialmente por pensarem que não são pertencentes a nenhum grupo. Assim como também podem ter quadros de ansiedade, depressão, baixa autoestima, podendo até levar a pessoa a cometer suicídio.
Empatia
É uma forma de identificar-se com outra pessoa e compreender seus sentimentos e pensamentos. Já ouviu aquele ditado “não faça com os outros o quê não quer que faça com você?” em outras palavras, por exemplo, se você não gosta que façam piadas com você, por que fazer com o outro pode?
Portanto, ser empático é colocar-se na situação do outro, ser o outro para entender seus sentimentos e ter compaixão. Além disso, também é escutar o que o outro diz e respeitar suas opiniões mesmo que não sejam iguais as suas.
O que achou do nosso Extraordinário livro resumo? Deixe seu comentário e aproveite para ler nossa Resenha de Sol da Meia-Noite.
🙂