Um texto de mistério com interpretação para o 5o ano pode ser uma excelente forma de estimular a imaginação das crianças e, ao mesmo tempo, desenvolver a compreensão de leitura. O gênero mistério costuma prender a atenção, pois envolve enigmas, pistas escondidas e finais inesperados. Para alunos do 5º ano, os textos precisam ser desafiadores, mas ainda acessíveis, sempre trazendo situações intrigantes que os façam pensar.
6 ideias de texto de mistério com interpretação para o 5o ano
1# O relógio desaparecido
Na pequena cidade de São Bento, havia um museu famoso por sua coleção de objetos antigos. Um dos itens mais valiosos era um relógio de bolso dourado, pertencente ao fundador da cidade. Certa manhã, o vigia entrou na sala principal e percebeu que o relógio havia sumido da vitrine. O vidro estava intacto, sem sinais de arrombamento, o que deixou todos ainda mais confusos.
A polícia foi chamada e logo surgiram várias hipóteses. O diretor do museu dizia que apenas três pessoas tinham a chave: ele próprio, o vigia e a restauradora. No entanto, todos afirmavam não ter se aproximado da vitrine durante a noite. Os moradores começaram a comentar que talvez o relógio tivesse desaparecido por conta própria, já que havia uma lenda de que ele só ficaria com quem tivesse um coração puro.
Dias depois, o relógio reapareceu misteriosamente em cima da mesa do diretor, sem nenhum bilhete. O mistério nunca foi explicado, mas muitos acreditaram que a lenda era verdadeira. Afinal, como o relógio voltou para o museu sem que ninguém visse?
Interpretação de texto
- O que havia desaparecido do museu de São Bento?
- Quem eram as três pessoas que tinham acesso ao objeto desaparecido?
- Qual era a lenda que os moradores contavam sobre o relógio?
- Onde o relógio reapareceu depois de sumir?
- Você acredita que o relógio voltou por causa da lenda ou por outra razão? Explique.
2# O gato da janela
Clara morava em um prédio antigo, no centro da cidade. Todas as noites, antes de dormir, ela olhava pela janela e via um gato preto sentado na sacada do prédio em frente. O curioso era que ninguém nunca viu esse gato durante o dia. Ele só aparecia à noite, sempre olhando fixamente para o apartamento de Clara.
Um dia, Clara decidiu descer e atravessar a rua para ver de perto o gato misterioso. Mas quando chegou à sacada do outro prédio, não havia sinal dele. As grades estavam enferrujadas, cobertas de poeira, como se ninguém tivesse morado ali por anos. Assustada, Clara voltou para casa sem contar nada para os pais.
Naquela noite, ao olhar novamente pela janela, o gato estava lá. Só que desta vez, ele não olhava para o apartamento de Clara, mas sim diretamente para seus olhos, como se soubesse que ela tinha ido procurá-lo.
Interpretação de texto
- Onde Clara via o gato preto todas as noites?
- O que aconteceu quando Clara tentou encontrar o gato de perto?
- Como estava a sacada do prédio em frente?
- Qual foi a diferença na atitude do gato na última noite?
- Se você fosse Clara, contaria o que aconteceu para seus pais? Por quê?
3# O caderno da biblioteca
Na biblioteca da escola, Pedro encontrou um caderno velho, escondido atrás de uma prateleira. As páginas estavam amareladas, e havia frases escritas com uma letra torta. O mais estranho era que o caderno parecia “responder” às perguntas que Pedro fazia em voz baixa. Ele escreveu: “Quem está aí?”, e, na página seguinte, surgiu a frase: “Eu estou aqui, mas você não pode me ver.”
Assustado, Pedro mostrou o caderno a sua amiga Júlia. Ela não acreditou e escreveu uma pergunta: “O que você quer?” Rapidamente, apareceu a resposta: “Quero sair daqui.” O coração dos dois disparou, e eles decidiram devolver o caderno ao lugar onde estava.
No dia seguinte, quando foram procurar, o caderno havia sumido. A bibliotecária disse que nunca tinha visto nada parecido. Pedro e Júlia ficaram em silêncio, mas sempre se perguntaram quem ou o que havia escrito aquelas mensagens.
Interpretação de texto
- Onde Pedro encontrou o caderno misterioso?
- Como o caderno respondia às perguntas feitas pelas crianças?
- Qual foi a resposta escrita quando Júlia perguntou “O que você quer?”
- O que aconteceu com o caderno no dia seguinte?
- Você teria coragem de escrever mais perguntas nesse caderno? Justifique.
4# As luzes do quintal
Lucas adorava observar as estrelas do quintal de sua casa. Numa noite clara, percebeu pequenas luzes coloridas piscando perto do galinheiro. Ele pensou que fossem vagalumes, mas a intensidade da luz era diferente, quase como pequenas lanternas piscando. Resolveu se aproximar para investigar.
Quando chegou perto, as luzes se apagaram de repente. Apenas o silêncio da noite permaneceu. Ele voltou para casa desconfiado, mas ao abrir a porta, encontrou um pequeno objeto metálico em cima da mesa da cozinha. Ninguém da família sabia como aquilo tinha ido parar lá.
Nos dias seguintes, as luzes voltaram a aparecer no quintal, sempre à mesma hora. Lucas começou a se perguntar se eram apenas insetos… ou se havia algo mais, vindo de muito longe.
Interpretação de texto
- O que Lucas pensou que eram as luzes no início?
- O que aconteceu quando ele chegou perto das luzes?
- Que objeto misterioso apareceu na mesa da cozinha?
- As luzes continuaram a aparecer nos dias seguintes?
- Qual seria a sua explicação para as luzes no quintal?
5# O bilhete no armário
Na escola de Ana, havia um armário antigo no fundo do corredor, que ninguém usava. Certo dia, enquanto esperava o sinal do recreio, Ana ouviu um barulho metálico vindo dali. Curiosa, abriu o armário e encontrou um bilhete dobrado. Nele estava escrito: “Se quiser descobrir a verdade, vá até o pátio às 17h.”
Ansiosa, Ana passou o dia pensando nisso. Quando chegou ao pátio no horário marcado, não havia ninguém. Mas no banco perto da árvore, encontrou outro bilhete: “Você está perto, continue.” O coração dela batia acelerado, mas ao procurar mais pistas, não achou nada.
No dia seguinte, quando voltou para a escola, o armário estava lacrado com cadeado, e ninguém assumiu ter colocado os bilhetes. O mistério nunca foi resolvido, mas Ana guardou os papéis como lembrança de sua coragem.
Interpretação de texto
- Onde Ana encontrou o primeiro bilhete?
- O que estava escrito no bilhete que ela achou no pátio?
- O que Ana fez ao receber as mensagens misteriosas?
- O que aconteceu com o armário no dia seguinte?
- Você acha que alguém estava pregando uma peça em Ana ou havia algo sobrenatural? Explique.
6# O retrato da sala esquecida
No porão da casa de sua avó, Sofia encontrou uma porta trancada com uma chave enferrujada pendurada ao lado. Ao abri-la, deu de cara com uma sala empoeirada, cheia de móveis cobertos por lençóis. Na parede, havia um retrato de uma mulher com olhos tão vivos que pareciam segui-la.
Assustada, Sofia chamou sua avó, mas quando voltaram juntas à sala, o retrato não estava mais lá. Havia apenas uma marca clara na parede, indicando que um quadro tinha sido retirado há muito tempo. A avó jurou que não guardava nada naquela sala há décadas.
Naquela noite, antes de dormir, Sofia olhou para o quarto e se arrepiou. O mesmo retrato estava encostado em sua escrivaninha, com os olhos fixos nela, como se tivesse sido colocado ali de propósito.
Interpretação de texto
- Onde Sofia encontrou a porta trancada?
- O que havia na parede da sala quando ela entrou pela primeira vez?
- Por que a avó ficou surpresa ao ver a sala?
- Onde o retrato apareceu novamente naquela noite?
- Se você fosse Sofia, o que faria ao encontrar o retrato em seu quarto?
Veja também: 100 pequenos textos para leitura e interpretação 4º e 5º anos

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras – Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português, inglês e redação.