Resumo do livro O Menino do Pijama Listrado ─ Fichamento, Segunda Guerra e Questões

Resumo do livro O Menino do Pijama Listrado ─ Fichamento, Segunda Guerra e Questões

O resumo do livro O menino de pijama listrado demonstra um ponto de vista diferente sobre a Segunda Guerra Mundial. Neste post do Escritora de Sucesso, você vai conhecer a história do livro O menino de pijama listrado, o ponto de vista de uma criança alemã sobre o regime nazista e descobrir o significado real do pijama listrado.

John Boyne escreve uma história ambientada na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, ele ousa ao contá-la a partir da vivência de um menino de 9 anos: o Bruno. Dessa forma, podemos entender que O Menino de Pijama Listrado é um livro sobre a descoberta do regime nazista pelo olhar de um menino de 9 anos.

Resumo do livro O Menino de Pijama Listrado

Bruno volta correndo da escola com os amigos pelo bairro. Ao chegar em casa, observa a empregada colocando roupas em malas. Ele descobre que vai se mudar para o interior com sua família.

O menino fica angustiado com a surpresa, já que não vai mais brincar com seus amigos ou descer pelo corrimão da longa escada na casa em Berlim. Sem compreender a razão, questiona a família e eles afirmam que a mudança vai acontecer por causa do trabalho do pai.

O seu pai, Ralph, era um soldado de Hitler, o qual foi promovido para o alto escalão do regime nazista. Por isso, ele precisa comandar um campo de concentração e levar a família com ele para o interior. Mas, o menino nem sequer entendia qual era o trabalho do pai e também não entendia o que era o nazismo.

Descontente, ele chega na casa nova e começa a compará-la com sua casa em Berlim. A casa atual é mais simples, possuindo apenas três andares e muitos empregados – somente homens – vestindo pijamas listrados a todo tempo.

Com o afastamento de Berlim e a imposição de uma nova rotina, Bruno e sua irmã Gretel começam a ter aulas em casa. O tutor ensina a ideologia nazista para eles, enfatizando que os judeus são pessoas más. Gretel começa a acreditar na ideologia e torna-se fã de Hitler, já Bruno nem presta atenção às aulas.

Veja também: Resumo do livro Éramos Seis ─ Contexto histórico, Conflito e Questões

Como os meninos Bruno e Shmuel se conheceram?

Resumo do livro Menino de Pijama Listrado
Resumo do livro Menino de Pijama Listrado – Imagem: Filme/ Reprodução

Solitário, o menino começa a observar um campo com muitos trabalhadores com pijamas listrados a todo tempo – a “fazenda”. Devido à sua personalidade aventureira e vontade de ser um explorador na vida adulta, ele decide caminhar na floresta até chegar a esta fazenda.

Em determinado ponto da caminhada, ele encontra a cerca que separa a casa em que mora de um campo de concentração. Do outro lado da grade, ele encontra um menino judeu chamado Shmuel. Empolgado, ele começa a conversar e brincar com o menino.

Após o primeiro contato, Bruno começa a visitar Shmuel com frequência. Ele leva brinquedos para brincar com o novo amigo, bem como leva comida para ele. Em alguns momentos, ele questiona a magreza do garoto, como também o uso de apenas uma roupa: o pijama listrado.

Com esta amizade, começamos a compreender os detalhes que compõem a opressão dos judeus pelo regime nazista. A aparência de Shmuel e os mistérios sobre a “fazenda” incomodam Bruno, o qual começa a perguntar aos pais sobre o local. Então, os pais mostram uma propaganda nazista sobre a vida nos campos de concentração. Dessa forma, ele começa a acreditar que os judeus vivem uma boa vida naquele local.

A mãe de Bruno, entretanto, sabe a realidade das situações no campo de concentração. Devido a isso, ela passa boa parte do tempo dormindo ou bêbada. Em determinada conversa, ela consegue convencer o marido que ela e as crianças deveriam voltar para sua casa em Berlim.

Bruno chega em casa depois de uma exploração pelos arredores da casa e a mãe conta a novidade para ele. O menino não fica feliz com a volta para Berlim, já que vai perder o novo amigo. Mas fica contente, porque vai voltar para sua nova vida.

O que aconteceu com Bruno e Shmuel?

Depois da descoberta, Bruno visita o novo amigo para contar a novidade e despedir-se. Shmuel também tem uma novidade: o seu pai está desaparecido. O menino de pijama listrado conta ao amigo que o pai foi trabalhar com outros homens e não voltou.

Tocado pela tristeza do amigo, Bruno promete que vai ajudá-lo a encontrar o seu pai. Para isso, Bruno precisa entrar na “fazenda”. Então, Shmuel rouba um pijama listrado para o amigo, o qual veste-o, atravessa a cerca e entra no local. No campo de concentração, Bruno percebe a diferença da realidade e da propaganda nazista que assistiu: o local era ruim para viver.

Em meio à busca do pai desaparecido de Shmuel, os meninos entram em uma confusão e são obrigados a tirar suas roupas e entrar no “chuveiro”. O “chuveiro” é uma metáfora para as câmaras de gás. Lá dentro, Bruno e Shmuel morrem queimados com outros judeus. Ralph tenta tirar Bruno da câmara de gás, mas não consegue. Dessa forma, ele ironicamente mata o próprio filho.

Qual é o significado real do pijama listrado?

O pijama listrado é um símbolo, dentre outros, que marca a opressão do regime nazista sobre o povo judeu. No livro, os empregados da casa em que Bruno vivia e os trabalhadores no campo de concentração vestiam o pijama a todo tempo.

Sendo assim, podemos compreender os pijamas listrados como os uniformes dos prisioneiros nos campos de concentração. Isso pode ser observado no uso comum da roupa, bem como na numeração no peito de cada pessoa.

Mas, por quê um pijama listrado?

Na época, os prisioneiros usavam uniformes listrados, pois os nazistas acreditavam que as roupas listradas eram chamativas durante o dia e a noite. Dessa forma, qualquer prisioneiro poderia ser percebido e capturado em uma eventual fuga. No livro, o autor faz uma alteração do uniforme listrado para o pijama listrado com o objetivo de tornar a história mais sutil, já que os pijamas lembram as crianças e suas virtudes.

Veja também: Resumo do livro A Menina que Roubava Livros; veja parte por parte

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.Contato - Michele Azevedo Redação (42) 999479661

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.