Ganhar dinheiro escrevendo: Artigos, Frases, Histórias; veja como!

Ganhar dinheiro escrevendo: Artigos, Frases, Histórias; veja como!

Será que é mesmo possível ganhar dinheiro escrevendo, quando a mundo sofre as consequências de uma pandemia e do isolamento social? Já faz alguns anos que deixei a carreira de professora para me tornar escritora. E quando idealizei o Escritora de Sucesso, não estava pensando apenas em ensinar vocês a como ganhar dinheiro com escrita, mas a criar negócios que fossem rentáveis.

O que muita gente não sabe é que toda forma de fazer dinheiro em casa requer paciência, informações, cautela. Nunca é uma coisa simples. Quando você está no início de um novo desafio da sua vida profissional, por exemplo, você precisa pesquisar as informações corretas para chegar e se manter no caminho certo!

Mas o que eu quero dizer com isso? É que se você quer ganhar dinheiro escrevendo, precisa buscar os lugares corretos em que você possa se cadastrar, candidatar-se e conhecer a clientela que vai contratar seus textos.

Ganhar dinheiro escrevendo: É possível?

Então, sem muitas divagações, eu te respondo: é MUITO possível. E faço uma pausa aqui só para explicar como foi que eu comecei. Porque eu gosto de escrever desde sempre! Eu escrevo desde a época do colégio, do ensino fundamental. Gostava de poesias e depois de um tempo, com amadurecimento, eu comecei a escrever crônicas, contos, histórias, etc.

E ganhei concursos literários. Então, foi aí que eu percebi que eu poderia viver de algo que eu realmente gostava de fazer. Ganhar dinheiro escrevendo é possível, sim.

A gente é muito acostumado a ouvir as pessoas reclamando da área de trabalho delas, que não estão felizes com o que fazem e etc. A insatisfação acaba conduzindo as pessoas a uma vida cheia de stress, de infelicidade mesmo. Se você gosta muito de alguma atividade e sabe fazê-la muito bem, por que não ganhar dinheiro com isso?

ganhar dinheiro escrevendo artigos
Imagem: Pixabay

Há dez anos eu nem me imaginava onde estou agora. Eu queria era ser professora, e esse era meu caminho mais “pé no chão” mesmo, em que atuei e amei por muito tempo. Mas por questões financeiras mesmo, eu decidi que queria mudar o rumo da minha carreira.

Foi aí que eu comecei a pesquisar pelo Google mesmo “como ganhar dinheiro escrevendo“, ou “como ganhar dinheiro pela internet“. E é claro que ainda existe muita falcatrua. Nada é 100% bom ou 100% ruim, convenhamos. A questão é que quando a promessa é dinheiro fácil, você PRECISA desconfiar!

Como fazer dinheiro escrevendo artigos

De um jeito mais prático possível, ganhar dinheiro escrevendo artigos abrange uma série de coisas importantes e que você, que gosta de escrever, provavelmente vá amar saber. Escrever artigos não se remete ao conteúdo unicamente acadêmico. Aqui, estamos falando de blogposts, textos para redes sociais, ghostwritings, etc.

Quando você pesquisa alguma coisa no Google, essa resposta foi alguém especialista, na maioria das vezes, que escreveu. Então, se você é um escritor incrível que adora falar sobre entretenimento, por que não passar o dia escrevendo notícias sobre os famosos, esportes, TV e afins? Se a tua escrita é muito pertinente para a área de saúde, por que não ir em busca de um site de dicas de saúde e bem-estar?

O leque de possibilidades é gigante! Mas a minha história, ganhando dinheiro escrevendo artigos, começou numa plataforma que encontrei nas pesquisas: 99freelas.

Existem outras também, muito boas, como a Workana e a Vinte Conto. Mas foi mesmo no 99freelas que eu encontrei os meus primeiros clientes de redação! Inclusive – não sei se foi sorte ou simplesmente o momento em que haviam poucos redatores na plataforma – o meu primeiro freela durou dois anos! Escrevi por dois anos para um site de notícias de empregos e concursos públicos.

O que é 99freelas?

O 99freelas é uma plataforma que cadastra freelancers e profissionais de diversas áreas do marketing digital, principalmente. Você pode acessar cadastrar seu currículo e experiências gerais, bem como montar um portfólio com seus textos, por exemplo.

Você pode encontrar o meu perfil aqui, para entender como funcionam as especificações e demais trâmites da plataforma que te mostra projetos de escrita!

Aí, então, depois do cadastro, você pode esperar os projetos, e candidatar-se a eles. É muito mais fácil ser percebido pelos clientes, bem como ter uma proposta aceita, hoje, com acesso a conta pro ou premium. Mas se não puder gastar no momento, pode esperar 24h até que o projeto esteja aberto a todos os freelancers. Em seguida, é só fazer uma proposta interessante e bastante profissional.

 Como ganhar dinheiro escrevendo frases

Quem gosta de escrever frases aleatórias, legendas, pode ganhar dinheiro escrevendo frases. Neste caso, você também pode continuar cadastrado lá no 99freelas e esperar projetos que se remetam a redes sociais como Facebook, Instagram. Normalmente, o projeto é lançado com o seguinte título: “Redatores para redes sociais”.

Tem muito profissional que não dispõe de tempo para cuidar das redes sociais e paga a outras para nomear legendas de fotos, produtos e afins. Por isso, ganhar dinheiro escrevendo frases não é nada fora da casinha, não! Pelo contrário, é uma prática muito comum com as estratégias do marketing digital de hoje.

ganhar dinheiro escrevendo frases e histórias
Imagem: Pixabay

Como fazer dinheiro escrevendo histórias

Muita gente que gosta de escrever, não gosta necessariamente de falar sobre temas específicos para blogposts, tutoriais ou afins. Por isso, ganhar dinheiro escrevendo histórias pode ser uma forma, inclusive, de conquistar liberdade financeira.

Existe ainda a categoria “ghostwriter”, que é quando você escreve para alguém e quem leva o direito autoral do escrito é o contratante. Pode ser uma boa ideia para quem gosta e tem facilidade de escrever histórias. Só hoje no 99freelas, mais de 4 projetos foram lançados para contratar ghostwriters na escrita de livro infantil, livro de terror e outros.

Mas você também pode ganhar dinheiro escrevendo histórias para um livro seu. Aí, então, você vende em formato de e-book e, com as estratégias certas, você estará ganhando dinheiro em casa, pela internet, da maneira que você talvez nunca tivesse imaginado ser possível.

Se você quer ganhar dinheiro escrevendo frases, ganhar dinheiro escrevendo artigos, ganhar dinheiro escrevendo para redes sociais, legendas de fotos, não importa qual área, o caminho mais próximo pode estar em uma plataforma de freelancers!

Que tal compartilhar essas dicas para aqueles amigos que você sabe que escrevem muito bem? Gostou do conteúdo? Compartilhe seu comentário conosco!

Michele Azevedo

Michele Azevedo

Idealizadora do Escritora de Sucesso, formada em Letras - Português/ Inglês, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre empreendedorismo digital, ideias de negócios, dicas de português e redação.

2 comentários sobre “Ganhar dinheiro escrevendo: Artigos, Frases, Histórias; veja como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *