Resumo do livro Sonho de Uma Noite de Verão
O resumo do livro Sonho de Uma Noite de Verão, do renomado William Shakespeare, se trata de uma narrativa que une diversas tramas. Durante a narrativa, acompanhamos o desentendimento entre o rei das fadas e sua rainha, e a história de amor entre Helena, Hérmia, Demétrio e Lisandro. A seguir, acompanhe todos os detalhes no Escritora de Sucesso.
Resumo do livro Sonho de Uma Noite de Verão
O livro Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, acompanha tramas interligadas. Durante a leitura, somos apresentados ao desentendimento entre o rei das fadas e sua rainha, sendo Oberon e Titânia, respectivamente.
Além desse drama, a obra também foca em uma história de amor complexa entre Helena, Lisandro, Hérmia e Demétrio. Para conectar esses destinos, está o personagem Puck, que dirige em grande parte do livro.
A peça se enquadra nos gêneros de comédia e literatura fantástica, uma vez que envolve criaturas e lugares mágicos.
Veja também: Resumo do Livro O Fantasma de Canterville de Oscar Wilde
O que acontece no livro Sonho de Uma Noite de Verão
A narrativa se inicia em Atenas, onde será celebrado o casamento entre o rei Teseu e Hipólita, que ocorrerá em quatro dias. Na ocasião, Egeu explica que arranjou um casamento para Hérmia, sua filha, com o pretendente Demétrio. No entanto, ela recusou, porque tinha fortes sentimentos por Lisandro.
Por conta disso, o pai busca a ajuda de Teseu, com o objetivo de forçar sua filha a se casar com o jovem. Assim, a moça acaba sendo ameaçada de morte, devido a uma lei ateniense que não permite que a mulher escolha seu marido.
Dessa forma, Lisandro monta um plano para fugir com Hérmia e se casar com ela longe de Atenas. Os dois marcam seu encontro em um bosque à noite. Durante esse meio tempo, a moça resolveu contar o plano para sua amiga de infância, Helena, além de pedir para ela tentar reconquistar Demétrio.
No entanto, Helena acaba contando esse segredo a Demétrio, para conseguir provar ser fiel à ele.
Naquele mesmo bosque, habita Titânia, a rainha das fadas, e Oberon, o rei dos elfos. Os dois são casados, mas estão brigando porque a mulher não quer entregar um órfão indiano ao seu marido.
Na noite da fuga, Titânia e Oberon se encontram e acabam formando uma discussão no bosque. Na mesma ocasião, alguns artesãos de Atenas aparecem para ensaiar uma peça de teatro, que seria apresentada no casamento de Teseu.
Oberon, então, pede para o elfo Puck trazer-lhe uma flor para representar o amor perfeito, que seria usada para Titânia se apaixonar pelo primeiro pretendente que visse, com ajuda do sumo da planta.
No mesmo momento, Demétrio vai até o bosque para atrapalhar os planos de Hérmia, e Helena o segue até lá. Contudo, Puck acaba confundindo todas as histórias, respingando o sumo em pessoas erradas, fazendo com que elas se apaixonem por um outro alguém fora de seu real destino.
Dessa forma, temos todos os personagens no mesmo plano. E assim, a história passa a se desenrolar de uma forma incrível e cativante.
Qual era o plano de Oberon
Oberon, o rei dos elfos, faz um plano com Puck para pregar uma peça em sua esposa Titânia. Tudo consistia em pegar uma flor mágica, que fazia com que qualquer um se apaixonasse pelo primeiro ser que visse quando acordasse.
E isso conseguia envolver não só seres humanos, mas também criaturas mágicas e animais, como rato, leão ou cobra.
Na execução do plano, Puck acaba confundindo tudo e trazendo uma grande confusão para dentro do bosque. O elfo erra os encantamentos, fazendo a rainha das fadas se apaixonar por um ser horroroso.
Além disso, Hérmia e Lisandro, que estão fugindo para se casar longe das leis atenienses, acabam perdendo o amor um pelo outro. Tudo devido a um feitiço que acabou dando errado.
Com isso, todos os personagens principais são reunidos em um único acontecimento, dentro de um bosque encantado.
Qual o desfecho do livro Sonho de Uma Noite de Verão
Depois de envolver inúmeros feitiços, as confusões que fazem parte de todas as histórias seguem durante a noite toda.
No entanto, todos os feitiços conseguem ser apagados por Oberon e, dessa forma, todos os personagens acabam acordando na floresta pela manhã.
Puck, que se divertiu com tantas brigas e dramas, acaba dizendo que tudo aquilo não passou de um sonho de uma noite de verão. Com isso, os personagens voltam para sua rotina e se apaixonam pela pessoa ideal, que era “a escolhida” desde o início de suas vidas.
Quais são os personagens principais
Os personagens principais do livro Sonho de Uma Noite de Verão se concentram em:
- Oberon;
- Titânia;
- Puck;
- Hérmia;
- Helena;
- Lisandro;
- Demétrio;
- Egeu.
Durante a trama também somos apresentados a outros personagens importantes para a construção da narrativa, como: Filóstrato; Peter Quince; Tom Snout; Robin Starveling; Esmerado; e Teseu.
Outras obras de William Shakespeare
William Shakespeare é um escritor bastante conhecido ao redor do mundo. Suas obras fazem sucesso até hoje e muitas delas já foram adaptadas em teatros e também em cinema, inclusive em desenho animado.
Shakespeare foi um dramaturgo e poeta, nascido na Inglaterra, autor de tragédias renomadas como Romeu e Julieta, que hoje em dia é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial.
William escreveu seus trabalhos para um pequeno teatro entre o século XVI e XVII. Anos mais tarde, as suas peças ainda chamavam atenção do mundo inteiro, atraindo fãs de todas as idades.
Sua carreira literária é repleta de obras renomadas, como:
- Romeu e Julieta;
- A Megera Domada;
- Hamlet;
- Macbeth;
- Otelo;
- A Tempestade;
- O Rei Lear;
- Henrique V;
- O Mercador de Veneza.
Shakespeare conta com um grande portfólio de obras, com dezenas de peças, divididas entre tragédias, comédias e acontecimentos históricos, além de ter poemas e sonetos.
Apesar dos poemas serem bastante famosos, ele conseguiu se destacar mais na sua carreira como dramaturgo. Por 20 anos, ele tratou de temas como sentimentos humanos, amor, política, questões sociais e o ser humano em geral.
Veja também: Resumo da obra Romeu e Julieta ─ de William Shakespeare