10 dicas sobre o que escrever no currículo e garantir sua vaga de emprego

10 dicas sobre o que escrever no currículo e garantir sua vaga de emprego

Saber o que escrever no currículo pode ser a chave para ganhar destaque dentro de um processo seletivo. Afinal, existem várias pessoas competindo para conquistar a vaga e as primeiras impressões contam muito, e isso inclui o documento profissional.

Felizmente, existem muitas dicas que podem ser usadas nesse momento e que podem favorecer qualquer profissional. A seguir, o Escritora de Sucesso reuniu todas as informações e orientações relevantes sobre o assunto.

O que escrever no currículo

Muitos profissionais têm dúvidas sobre o que escrever no currículo, principalmente aqueles que possuem inúmeras experiências ao longo da carreira. No entanto, elaborar esse documento pode ser mais simples do que você pensa, basta seguir as devidas orientações.

De forma geral, um currículo precisa contar com as seguintes informações do candidato:

  • Dados pessoais (nome, idade, telefone, endereço, etc.);
  • Objetivo profissional;
  • Resumo das qualificações;
  • Experiências e vivências relacionadas a vaga;
  • Formação atual;
  • Habilidades e cursos adicionais.

Normalmente, essas informações são divididas em tópicos e resumidas dentro de uma página apenas. Caso tenha um currículo com muitas folhas, pode ser que não seja selecionado no processo de recrutamento.

Atrelado a isso, vale lembrar que todos os dados devem ser escritos com objetividade e clareza. Isso acontece porque o recrutador pretende fazer uma leitura rápida, uma vez que existem vários documentos a serem lidos e analisados.

Veja também: O que escrever no objetivo de um currículo? Veja as possibilidades

Quais informações pessoais devem ser colocadas no currículo

As informações pessoais são fundamentais dentro de qualquer currículo. Afinal, elas representam os dados básicos e ajudam a conhecer melhor o candidato em questão. Aqui, é importante adicionar apenas o essencial, sem exagerar.

Geralmente, é necessário colocar as seguintes informações:

  • Nome e sobrenome;
  • Telefone e email para contato;
  • Endereço residencial;
  • Idade e estado civil.

Alguns profissionais também costumam colocar suas redes sociais, como LinkedIn e Facebook. Porém, essas informações não são muito relevantes, então fica a critério de cada candidato.

Além disso, alguns dados precisam ser deixados de lado, como nome dos pais, documentos pessoais (RG, CPF, etc.), pretensão salarial e contatos de referência. Esses itens são dispensáveis porque o recrutador precisará deles somente em uma eventual entrevista de emprego e/ou contratação.

Como resumir as experiências profissionais

Alguns profissionais contam com uma lista de experiências na sua carreira. Nesses casos, não é preciso adicionar todas elas. No máximo, pode-se colocar seis vivências dentro do seu currículo, que também devem ser divididas e especificadas em tópicos.

Para deixar o recrutador bem informado, é necessário colocar os seguintes pontos:

  • Nome da empresa que trabalhou;
  • Cargo ocupado;
  • Período em que prestou trabalho na empresa;
  • Descrição das suas tarefas dentro do cargo.

Vale lembrar que você deve adicionar a experiência mais recente e avançar para a mais antiga.

O que colocar no currículo de primeiro emprego

Caso ainda não tenha experiências na carreira, o profissional ainda pode complementar seu currículo com habilidades e cursos que têm relação com a vaga em questão. Com isso, terá mais chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Além disso, o candidato também pode adicionar trabalhos voluntários e sua formação acadêmica mais atual. Qualquer informação desse tipo vai fazer a diferença no momento da triagem.

Outra dica aqui é caprichar no objetivo profissional, fazendo um breve texto e especificando a área que deseja trabalhar. Veja um exemplo:

  • Desejo trabalhar no setor comercial, desenvolvendo minhas habilidades de comunicação e dando suporte às demais áreas da empresa.

Quais erros devem ser evitados ao escrever um currículo

Além de analisar o que deve ser colocado em um currículo, é interessante verificar quais erros devem ser evitados. Desse modo, o profissional consegue entender melhor sobre o funcionamento desse documento.

Dentre os principais erros que são cometidos nesse momento, estão:

  • Colocar muitas informações e deixar tópicos irrelevantes;
  • Não revisar o documento e não corrigir erros ortográficos;
  • Colocar data ou assinar o currículo;
  • Mandar um documento com mais de uma folha;
  • Usar fontes informais e adicionar enfeites desnecessários.

10 dicas para escrever um bom currículo

Existem diversas dicas que podem ser seguidas pelos profissionais que estão preparando um novo currículo. Essas orientações são essenciais, uma vez que podem garantir a vaga de emprego ao candidato.

Veja, a seguir, a lista com as principais dicas do Escritora de Sucesso:

  1. Seja objetivo e procure resumir todas as informações;
  2. Sempre atualize o seu currículo;
  3. Escolha um modelo modesto e fonte discreta;
  4. Adicione habilidades pertinentes a vaga de emprego;
  5. Seja verdadeiro em cada tópico;
  6. Especifique a sua área de atuação;
  7. Cite cursos extracurriculares;
  8. Coloque uma foto se for solicitado;
  9. Revise o currículo e corrija os erros;
  10. Envie sempre o documento em formato PDF.

Além destas, outra dica é colocar um tópico de “Informações adicionais”, incluindo disponibilidade de horário, prêmios e certificados relevantes. Cuidado para não exagerar e acabar mandando muitos dados profissionais.

Veja também: Aprenda a como fazer resumo de currículo no Linkedin e garantir empregos

Larissa Rogenski

Graduanda do curso de Engenharia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, destaca-se também nas ciências humanas, complementando o time de redação do Escritora de Sucesso, publicando conteúdos relevantes diariamente.

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