Resumo do livro O médico e o monstro; veja por capítulos
O resumo do livro O Médico e o Monstro, do escritor Robert Louis Stevenson, é um clássico da ficção científica e da leitura gótica. A narrativa acompanha o médico inglês Dr. Jekyll, que começa a se afastar de seus amigos, ao mesmo tempo em que o misterioso Sr. Hyde parece ser mais influente em sua vida. Hoje, o Escritora de Sucesso apresenta todos os detalhes sobre a famosa obra.
Resumo do livro O Médico e o Monstro
O livro O Médico e o Monstro acompanha a história de um médico inglês conhecido como Dr. Jekyll. Publicado pela primeira vez no ano de 1886, a obra é um clássico do escritor Robert Louis Stevenson, sendo uma das maiores referências dentro do gênero de ficção científica.
A obra nos faz refletir sobre a dualidade humana e até onde a ciência pode ser benéfica ao ser humano. O livro discute diversos assuntos que ainda refletem na sociedade atual, como a obsessão pelo poder.
A exploração de uma dupla personalidade rendeu muitas inspirações depois da publicação de O Médico e o Monstro. Alguns personagens que surgiram através dessa ideia foram: o incrível Hulk, Fera e Duas-Caras.
Veja também: Resumo do livro A Revolução dos Bichos
O Médico e o Monstro: Resumo por capítulos
O Dr. Jekyll é um homem duplicado e possui um lado sombrio, que é controlado por Mr. Hyde, seu alter ego. O personagem desenvolve uma poção que o transforma em Hyde, que é violento e desprezível. Tudo dá errado quando a situação começa a sair do controle de Jekyll.
Hyde começa a se sentir mais poderoso dentro do corpo do médico, colocando o personagem em situações arriscadas e perigosas.
A seguir, veja os resumos de capítulos da história.
Início do livro O Médico e o Monstro
Utterson e seu primo Enfield fazem caminhadas todos os domingos. Muitas pessoas tinham dificuldade de enxergar o que os dois tinham em comum ou quais assuntos eram discutidos durante o passeio.
Em uma certa caminhada, os dois passam por uma porta de um prédio que parece abandonado, então Enfield conta como conheceu Hyde, e comenta que o senhor já entrou naquele edifício mais de uma vez.
Utterson não conta a seu primo, mas sabe que a porta é a que dá acesso aos fundos da casa do Dr. Jekyll. O testamento do médico está com Utterson, onde a herança é deixada para Hyde, sem motivo conhecido.
O advogado, por sua vez, imagina que Hyde está chantageando o médico. Por conta disso, Utterson vai até a casa do Dr. Lanyon para questionar sobre Jekyll e Hyde.
Em uma das visitas a casa de Jekyll, Utterson conversa com o médico a respeito de Hyde e comenta que ouviu histórias abomináveis sobre o mesmo. Jekyll contorna a situação e diz que não é tão ruim assim.
O assassinato de Carew
Algum tempo depois, perto do rio, de madrugada, Hyde assassina o senhor Carew e some de vista. O homem havia se deparado com Hyde na rua, conversando com ele normalmente, até que foi atacado.
Depois desse acontecimento, Jekyll entrega um bilhete de Hyde a Utterson, que logo percebe que a caligrafia dos dois são bem semelhantes.
Incidente do Dr. Lanyon
Na vizinhança, percebe-se que Jekyll está vivendo uma boa fase. No entanto, depois de um tempo, o homem não sai mais de sua casa. Utterson faz uma visita ao Dr. Lanyon, que está bastante doente. Então, o médico lhe entrega uma carta que só devia ser lida depois da morte de Jekyll.
Certo dia, enquanto caminhava com seu primo, os dois avistam e conversam com o Dr. Jekyll, que parecia abatido na janela do laboratório.
A última noite
O mordomo de Dr. Jekyll pede para o advogado Utterson ir até a casa do médico. Todos os funcionários que trabalham ali estão com medo e pensam que Hyde matou o doutor, e que ele está trancado no laboratório.
Utterson, então, decide arrombar a porta. Quando conseguem entrar, Hyde é avistado sem vida, havia se suicidado.
Não havia nenhum sinal de Jekyll, mas tinha um novo testamento que deixava a sua herança para Utterson.
O final do livro O Médico e o Monstro
Na carta do Dr. Lanyon, o médico conta como ajudou Hyde, dando-lhe uma poção para que ele tomasse e se transformasse em Jekyll. Tudo isso foi motivo para que a saúde de Lanyon fosse abalada.
A carta de Jekyll contém toda a história, desde sua pesquisa até a poção, o lado bom e mau que existiam em um único ser, as peculiaridades e perversidades que formavam Hyde, e o fracasso em desenvolver novamente a poção.
Por que o personagem se suicidou no livro O Médico e o Monstro
O personagem decidiu acabar com a própria vida pois era o único jeito de dar fim ao senhor Hyde, que estava preso no seu corpo e sempre estava tomando seu lugar, levando o médico a cometer crimes e atitudes terríveis.
Quem são os personagens centrais da narrativa O Médico e o Monstro
Durante a maior parte do livro O Médico e o Monstro, o leitor acompanha o desenvolvimento do mistério em torno do Dr. Jekyll e o senhor Hyde. O caso que oferece a construção dessa história só é definitivamente explorado nos capítulos finais da obra.
Além deles, também somos apresentados a Utterson, um renomado advogado conhecido pela vizinhança, e a Lanyon, que também é um médico. Os dois fazem papéis essenciais dentro da narrativa, assim como Jekyll e Hyde.
Conheça outras obras de Robert Louis Stevenson
Durante sua carreira, Robert Louis Stevenson escreveu muitas obras que são essenciais na estante de qualquer leitor, principalmente aqueles que são apaixonados pelo gênero de ficção científica.
Além do livro O Médico e o Monstro, algumas narrativas do autor que valem a pena ser lidas são:
- A Ilha do Tesouro;
- Flecha Negra;
- Nos Mares do Sul;
- O Clube dos Suicidas;
- Aventuras de David Balfour;
- Raptado.
Até os dias de hoje, as obras de Stevenson são usadas como inspiração para outras histórias, sejam elas literárias ou até mesmo cinematográficas.
Veja também: Resumo do livro A Importância do Ato de Ler de Paulo Freire