Resumo de um livro 20 linhas: Saiba como fazer e exemplos
Fazer um resumo de um livro 20 linhas pode parecer um desafio para muitos. Afinal, é preciso fazer uma síntese do conteúdo escrito através de suas próprias palavras, de acordo com o seu entendimento da história em questão. A seguir, o Escritora de Sucesso apresenta todos os detalhes sobre o assunto e mostra algumas dicas para escrever o texto.
Resumo de um livro 20 linhas
Um resumo de um livro 20 linhas pode parecer uma tarefa difícil quando não se tem a base estrutural do gênero. No entanto, quando começamos a estudar sobre o assunto, colocar em prática pode ser bem simples e rápido.
Quando se tem um limite de linhas estabelecido, é importante respeitá-lo ao longo da escrita. No caso de, no mínimo, 20 linhas, o escritor precisa saber previamente o que quer colocar no texto, além de ter uma noção de que as informações selecionadas serão suficientes para atingir o limite.
É importante se lembrar que um resumo não se trata de uma cópia do texto original. Dessa forma, você precisa fazer um escrito com suas próprias palavras, sem dar spoilers da história.
A seguir, veja exemplos de um resumo com 20 linhas.
Veja também: Resumo da Carta de Pero Vaz de Caminha
Resumo do livro Os Miseráveis
O livro Os Miseráveis, de Victor Hugo, é um romance clássico lançado em 1862. A narrativa se passa na França e tem como personagem central Jean Valjean, um ex-prisioneiro que busca redenção depois de ser libertado da prisão. Após esse acontecimento, ele se torna uma pessoa humilde e generosa, mas é perseguido incansavelmente por Javert, um inspetor que trabalhava no presídio.
A obra aborda temas importantes como amor, desigualdade social, justiça e liberação pessoal. Ao lado de Jean Valjean, a história de outros personagens é apresentada no romance, como a de Fantine e sua filha Cosette; Marius que se apaixona por Cosette; e Eponine, que é secretamente apaixonada por Marius.
O livro se passa nos eventos da Revolução Francesa, fazendo forte referência a pobreza e a injustiça da época. Os Miseráveis é uma obra referenciada até os dias de hoje, com uma história e personagens cativantes, que enfrentam uma luta entre o bem e o mal, além de mostrar como o amor e o perdão podem mudar a vida de alguém.
Resumo do livro Romeu e Julieta
“Romeu e Julieta” é uma obra escrita por William Shakespeare. A narrativa se passa em Verona e foca no amor proibido entre Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, duas famílias rivais na cidade. Os dois se apaixonam à primeira vista em um baile, mas o destino conspira contra os personagens. Isso faz com que eles procurem formas de propagar o amor um pelo outro, sem que seus pais saibam do sentimento.
O casal resolve oficializar sua união secretamente, com a ajuda do frei Lourenço, com o objetivo de unir suas famílias. Porém, eventos trágicos começam a ocorrer e complicam a vida dos dois, incluindo assassinatos, duelos mortais e brigas familiares.
A obra discute temas como o poder do destino, amor, rivalidade entre famílias e a rebeldia na juventude. Romeu e Julieta é uma das peças mais notáveis que marcaram a carreira de William Shakespeare. Até os dias de hoje, é possível assistir a obra, além de encontrar referências literárias e cinematográficas a respeito da história.
Resumo do livro O Alienista
O Alienista é uma obra clássica da literatura brasileira, lançada no ano de 1882, escrita por Machado de Assis. A história se passa em uma cidade fictícia chamada Itaguaí e tem como personagem central o Dr. Simão Bacamarte, um médico que decide construir um manicômio no local com o objetivo de estudar a mente do ser humano.
Ao longo da história, Bacamarte começa a internar os moradores da cidade, provocando alguns questionamentos em relação a sua sanidade. A obra trata de temas como conhecimento científico, o egoísmo, a loucura, a autoridade médica e a linha tênue entre a insanidade e a normalidade.
O livro revela como o poder pode corromper um ser dentro da sociedade, transformando Bacamarte em um opressor obcecado pela classificação da alucinação. O escrito se trata de uma sátira referente a psiquiatria da época, destacando a relatividade do termo sanidade e os perigos em torno da obsessão pelo conhecimento.
Até os dias de hoje, a obra é referência na literatura brasileira e uma das mais notáveis da carreira de Machado de Assis, servindo de inspiração para muitas histórias e sendo cobrada em concursos e vestibulares.
O que é fazer um resumo do livro
O resumo trata-se de um gênero textual que tem como objetivo extrair os pontos e ideias principais de um texto base. O escritor, nesse caso, precisa transformar a obra original em um escrito mais curto e objetivo.
Esse gênero é bastante eficaz e pode ajudar os estudantes que desejam filtrar as informações de um dado assunto de forma mais rápida.
Nesse caso, existe a possibilidade de fazer um resumo de qualquer coisa, seja de um livro, artigo, novela, ou até mesmo de um certo conteúdo.
Caso não seja avaliativo, o estudante pode fazer um resumo da forma que achar melhor, contanto que seja eficiente para seus estudos.
Como fazer um resumo breve de um livro
Existem muitas dicas que podem ser aplicadas na hora de escrever um resumo de 20 linhas de um livro, seja qual for o escrito escolhido. Quando se escreve um bom texto do gênero, ele pode oferecer inúmeras funcionalidades ao leitor, que busca uma síntese da história como um todo.
Para fazer um resumo eficiente, fique atento as seguintes dicas:
- Definida o objetivo do resumo e faça um rápido planejamento;
- Leia atentamente o texto original e anote as principais ideias e/ou acontecimentos;
- Faça uma organização de todas as anotações;
- Escreva o resumo a partir de um começo, meio e fim;
- Coloque os detalhes relevantes da história;
- Cite o problema central da história;
- Conclua seu texto.
É importante ter em mente que esse texto precisa ser impessoal, ou seja, não pode revelar opiniões do escritor. O resumo tem o objetivo de sintetizar a narrativa, além de servir como base para os leitores que têm interesse na obra em questão.
Veja também: Resumo de um livro de aventura; veja essa opção